top of page

Olá, obrigado por querer me conhecer.

Meu nome é Diogo e sou o responsável pela Dio Luthier, quer saber um pouco mais de mim? Da minha história? Vou falar um pouco.

Minha história

          Tudo começou quando eu comprei um oboé, eita instrumento, de um suposto luthier que falou maravilhas dele. Por muito tempo tentando aprender sozinho e nada dava certo resolvi pagar uma aula. Para minha surpresa descobri que o defeito não era eu e sim do instrumento. Todo bichado e com sérios problemas, depois de idas e vindas ao vendedor e nada de solução resolvi eu mesmo consertar. 

          Comecei a me interessar pelo assunto, passando a consumir horas de vídeos (gringos e nacionais), aproveitando cada detalhe explicado, reprisando, lendo muito sobre o tema. Infelizmente aprender sozinho não é facil e tudo que se consome pode ser bom ou mal, vícios que replicamos, gambiarras de criamos e por ai vaí.

 

          Na busca por conhecimento conheci diversos profissionais gabaritados que me auxiliaram muito nesta minha jornada de aprendizado, preciso dar ênfase aqui ao Luthier Vincent Liaudet (Suíça) que muito me ajudou, sendo sempre prestativo. Depois descobri outros profissionais no Brasil. Ao me unir a ALB (Associação Luthiers do Brasil) pude enfim realizar cursos e capacitação com profissionais extremante capacitados com por exemplo Jorge Cerdas no Chile (Metais, Técnico Yamaha e de Associação Latinoamericada de Lutheria) e Luciano Alves em São Paulo (Flautas - Responsável Técnico do Atelie Yamaha no Brasil).  Participei do Primeiro seminário Luthiers do Brasil realizado na fabrica da Barkley.

          Hoje, invisto minha vida na arte de consertar instrumentos de sopro, recuperar, dar vida, resgatar sua identidade, muita das vezes das nova identidade, mas sempre com dedicação e amor pelos instrumentos. Aonde começou tudo na cabeceira do meu quarto, hoje a Dio Luthier conta com uma loja para atender aos clientes e uma oficina amplas com vários setores, desde polimentos, confecção de sapatilhas até construção de ferramentas para outros luthiers.

          Sabe o oboé lá do começo, pois bem, nunca se deve começar a lutheria com este tipo de instrumento, consegui acabar ele depois de 4 anos, rsrsrsrsr. 

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • Todos os direitos reservados.

bottom of page